As teorias pessimistas da Escola de Frankfurt, influenciadas pelo contexto social, num período de duas guerras mundiais e com a vigência de regimes totalitários, tinham implícito o modelo hipodérmico dos meios, na medida que estes contribuíam para difundir uma ideologia repressiva directamente na consciência das massas.

A arte cinematográfica da Alemanha nazi (1933-1945) foi amplamente utilizada como forma de propaganda do regime e apresentou-se como uma arma vital na dominação do governo sobre o seu povo.
Entre os directores que se destacaram e desenvolveram um cinema totalmente aliado aos ideais nazi-fascistas estão Leni Riefenstahl (“Triunfo da Vontade”, 1935, e “Olimpíadas”, 1936) e Veit Harlan (“O Judeu Süss", 1940).

0 comentários:

Enviar um comentário

Sobre este blog

Esta Blogue surge como resultado de uma recessão, sobre o Capítulo IV – Teoria da Comunicação de Massas, do livro Teorias e Modelos de Comunicação, autoria do Prof. Doutor Manuel João Vaz-Freixo, professor e investigador do Instituto Piaget, e é produzido pelos alunos Miguel Costa e António Cunha, do mestrado de TIC, especialização em Comunicação Multimédia.

Qual o meio de comunicação de massas da sua preferência?

A minha Lista de blogues

Seguidores