A Cultura de Massas é um conceito essencial e intimamente relacionado com os mass media. Comummente pode-se dizer que estas palavras designam o saber produzido e transmitido pelos mass media, sendo um conhecimento acessível a toda a população (à “massa”).Contudo, existe uma grande dualidade associada a este termo, segundo Umberto Eco seria possível englobar as opções culturais em dois campos:
  • atitude integrada: são as pessoas, pertencentes à faixa maioritária da população que concorda e está contente com a acessibilidade a esta cultura;
  • atitude apocalíptica: uma faixa mais reduzida da sociedade (“alta cultura”) que está contra este acesso facilitado e que considera esta situação como um perigo à “verdadeira” cultura.

0 comentários:

Enviar um comentário

Sobre este blog

Esta Blogue surge como resultado de uma recessão, sobre o Capítulo IV – Teoria da Comunicação de Massas, do livro Teorias e Modelos de Comunicação, autoria do Prof. Doutor Manuel João Vaz-Freixo, professor e investigador do Instituto Piaget, e é produzido pelos alunos Miguel Costa e António Cunha, do mestrado de TIC, especialização em Comunicação Multimédia.

Qual o meio de comunicação de massas da sua preferência?

A minha Lista de blogues

Seguidores